Aumentar a produtividade, a renda familiar e a qualidade de vida dos produtores e trabalhadores rurais, além de promover a sustentabilidade e fortalecer a competitividade das propriedades catarinenses. Com esses propósitos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), oferece mensalmente capacitações gratuitas com conteúdo atualizados. Em dezembro serão promovidos 230 cursos gratuitos sobre os mais variados temas em todo o estado. Os treinamentos fazem parte da Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS), abrangendo uma ampla variedade de áreas.
A FPR oferece capacitações em agricultura, agroindústria, aquicultura, atividades de apoio agrossilvipastoris, prestação de serviços, pecuária e silvicultura. Já os cursos de Promoção Social focam em temas como educação, organização comunitária, saúde, alimentação e nutrição, além de artesanato.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destaca que as capacitações são elaboradas conforme as demandas específicas de cada região do estado. “O Sistema Faesc/Senar, em parceria com os Sindicatos Rurais, realiza um diagnóstico das necessidades do setor. Com base nessa análise, oferecemos cursos que trazem impactos positivos para os empreendimentos rurais”, explica Zanluchi.
A busca contínua por conhecimento e evolução nas propriedades rurais é reforçada pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, que destaca os resultados alcançados por quem investe em capacitação: maior produtividade, melhor qualidade de vida e incremento na renda familiar. “É gratificante testemunhar o avanço do agro catarinense e a contribuição na vida de tantas famílias do campo. Essa é a essência da nossa missão enquanto entidade representante do setor, que busca promover o desenvolvimento e o fortalecimento da agricultura e pecuária através de capacitação, inovação e a defesa dos interesses rurais”, salienta.
A programação deste mês contempla cursos como: Emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural; Prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural; Irrigação – aplicações, manejo e fertirrigação inclusão digital rural – Iniciação à informática; Produção de frangos e ovos caipiras; Capatazia na bovinocultura – manejo sanitário; Operação e manutenção de roçadeiras; Produção caseira de pães e biscoitos; Microtratores – operação e manutenção; Associativismo no meio rural; Turismo rural – utilização dos recursos naturais; Soldador – arco elétrico com eletrodo revestido; Inseminação artificial em bovinos; Comunicação Eficaz; entre outros.
A lista completa de cursos, com informações sobre datas e locais, pode ser consultada no site: https://sistemafaesc.com.br/senar/agenda-de-treinamentos/. As inscrições estão disponíveis nos Sindicatos Rurais de todo o estado.
Fonte: MB Comunicação