O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (SESCOOP/SC) promove na terça e quarta-feira próxima, em Chapecó, a primeira edição do Seminário de Departamentos Técnicos – Agrônomos e Técnicos Agrícolas das Cooperativas Catarinenses. O evento acontece no Mogano Premium Hotel. A programação ocorre das 12 horas às 17h30 do dia 8 e das 08h30 às 12 horas no segundo dia (9).
O presidente da Ocesc-Sescoop Luiz Vicente Suzin fará a abertura do evento.
A Fecoagro deverá apresentar no primeiro dia, às 17h30, a sua estrutura operacional e institucional no processo de intercooperação, assim como, os novos fertilizantes granulados da linha NOBRE, NPK no grão, que estão sendo disponibilizados às cooperativas e seus associados, como uma nova alternativa de tecnologia em fertilização.
O coordenador técnico da Ocesc, engenheiro agrônomo, José Almery Padilha fala dos objetivos do Seminário:
“A Ocesc e o Sescoop estão promovendo o primeiro seminário com engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, que são quase 800 profissionais, que se dedicam diariamente na assistência técnica para os produtores. Esse primeiro seminário é um aprendizado para nós também e tem como objetivos, um deles, propiciar a integração entre esses profissionais das diversas cooperativas e, o segundo, fazer com que eles pensem sobre que tipo de assistência técnica eles estão fazendo e se elas serão sustentáveis no futuro, ou teremos que mudar alguma coisa agora para que permanecermos competitivos no produto final daquilo que produzimos. No final o que nós queremos produtividade, qualidade e competividade. No dia 08 teremos 3 palestras: a primeira vai falar sobre cenário da produção mundial de alimentos e o papel que o Brasil desempenha nesse setor, o palestrante é o Sr. Talamini; a segunda palestra é inovação tecnológica, que justamente vai fazer com que os profissionais comecem a pensar o que é que temos que fazer de inovação na assistência técnica para garantir a nossa permanência no mercado nacional e mundial, e a terceira palestra das 17h30 às 18h30 será com a Fecoagro, cujo palestrante será o Marcelino Frizzo que vai falar sobre a estrutura operacional e institucional no processo de intercooperação que a Fecoagro sabe fazer muito bem. Vai abranger também os novos fertilizantes NPK no grão, que é uma das tecnologias mais avançadas que tem e que facilita a distribuição do fertilizante no solo, a planta fica mais homogênea e, consequentemente, a produtividade é melhor. E no segundo dia teremos a importância da assistência técnica cujo palestrante foi escolhido a dedo que é o Sr. Marcos Antonio Zordan, que é diretor de Agropecuária da Coopercentral Aurora Alimentos. A Aurora é uma empresa de casa, ela exporta para mais de 70 países do mundo, inclusive tem os mercados mais exigentes que são os Estados Unidos e o Japão. Então o Sr. Marcos vai contar para nós como é que ele lidera este grupo de técnicos que a Aurora tem para atingir estes resultados. E por último, a quarta palestra é o papel dos técnicos no desenvolvimento da agricultura catarinense, o palestrante é o secretário atual da Agricultura o Sr. Airton Spies. No final vamos fazer uma avaliação, coletar sugestões dos próprios técnicos de como nós devemos proceder daqui para frente, porque é um Seminário que vai entrar para o calendário da Ocesc/Sescoop, todo ano ou de dois em dois anos, para voltarmos ao assunto, conversar sobre o tema e cada vez mais ir aperfeiçoando. Os técnicos são o elo muito importante entre o produtor, a cooperativa e é o que vai definir o acesso ao mercado, então nós temos que valorizar estes profissionais”.
A equipe de TV COOP da Fecoagro também estará presente para cobrir o evento.
Fontes: MB Comunicação/Fecoagro