Sescoop/SC capacita participantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC)

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Santa Catarina (SESCOOP/SC) realizou, em Florianópolis, o Seminário Desafios na Gestão de Cooperativas e Avaliação de Maturidade da Gestão com as participantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). O evento reuniu mais de 40 pessoas e teve o objetivo de promover discussões sobre gestão, apresentar cases de sucesso de cooperativas que utilizam o PDGC e orientar sobre a avaliação de maturidade a partir das ferramentas do Programa.

Jairo Martins da Silva, presidente executivo da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), órgão responsável pela criação do PDGC em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP Nacional), fez a abertura do Seminário. Com a palestra “Gestão para a Excelência: Desafios em cenários de mudanças exponenciais”, Silva abordou as constantes transformações do mundo. “O objetivo da conversa é fazer uma provocação: como nós podemos nos transformar no dia a dia. As mudanças acontecem de forma acelerada e temos que estar atentos. O setor de cooperativas é um grande sustentáculo da economia brasileira”, destaca.

Para ele, o PDGC é uma importante ferramenta: “O programa é muito bem estruturado, porque você só entra no rumo da excelência através da gestão”, complementa. A fala do presidente da FNQ foi confirmada com a apresentação dos cases das cooperativas catarinenses premiadas no Prêmio Sescoop Excelência de Gestão em 2017: Viacredi e Sicoob São Miguel.

O Seminário ainda contou com a participação de Priscila Fernanda Moraes Chaves, analista de Gestão da UNIMED BH, que apresentou o case da cooperativa de Minas Gerais, vencedora da faixa ouro no prêmio do ano passado, e de uma fala de Vitória Resende Soares Drumond, gerente de Monitoramento do SESCOOP/MG, que abordou a experiência da unidade com o PDGC. O Workshop “Avaliação da Maturidade da Gestão e Processos de Avaliação”, ministrado por Luciana Matos Santos Lima, especialista Técnica da FNQ, encerrou o evento.

Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC

Leave a Comment

Pular para o conteúdo