Diante das necessidades das comunidades tingidas pelas enchentes no RS, onde o Sicoob está inserido, a cooperativa continua auxiliando as famílias mais atingidas, ouvindo as demandas e se somando ao empenho de entidades, órgãos públicos e voluntários que identificam, lá na “ponta”, as dificuldades dessa etapa da reconstrução do Rio Grande do Sul após a tragédia das enchentes.
No Vale do Taquari, a agência do Sicoob São Miguel, em Lajeado/RS, entre outras ações, está apoiando a iniciativa do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat), que numa das frentes de trabalho busca a doação de móveis e eletrodomésticos às famílias impactadas na região. A cooperativa destinou recursos financeiros, disponibilizados pelo Instituto Sicoob, para a compra de móveis e eletrodoméstico por parte do comitê de crise do Sincovat. A aquisição ocorre em empreendimentos locais, privilegiando o comércio da região e movimentando a economia do Vale. Essas doações estão sendo encaminhadas às famílias necessitadas, conforme cadastro prévio feito pela entidade de profissionais contábeis.
A voluntária Nicole Schneider, diretora financeira do Sincovat, resume muitos sentimentos: “se amanhã eu não estivesse mais aqui, posso dizer que todos os tombos que levei foram necessários para viver, no meio da tragédia, os dias mais intensos e verdadeiros da minha vida.” Ela e a amiga Fran Daldon estão entre os cidadãos que trabalham, incansavelmente, pelo próximo, nesse movimento solidário e de união que a tragédia climática renovou no Vale do Taquari. Mais que organizar a coleta de donativos, procurar espaço para guardar esses materiais e fazer a ponte para que cheguem a quem realmente precisa, elas se envolvem emocionalmente com essas famílias. Emocionada com o envolvimento da cooperativa na causa e pelo próximo, ela agradece a todos que têm contribuído com a mobilização capitaneada pelo Sincovat como entidade representativa, movimentada por cidadãos e apadrinhada por uma sociedade que pratica a empatia.
A gerente da agência do Sicoob São Miguel, instalada no Bairro São Cristóvão, em Lajeado, Jaqueline Herrmann da Silva, destaca a mobilização nacional em prol do povo gaúcho. “O Sistema Sicoob, com o aporte financeiro da Campanha de Doações Emergenciais SOS Rio Grande do Sul, mobilizada pelo Instituto Sicoob, está dando a sua contribuição nesse momento de reconstrução do Estado. Além dos valores recebidos em doação, o Sicoob dobrou esses recursos financeiros com aportes extras, e tem possibilitado que cheguem e auxiliem quem precisa, transformando-se em doações em benefício da sociedade como um todo”, explica.
A campanha do Sincovat já alcançou doações para famílias de diversos municípios do Vale do Taquari, principalmente nas cidades de Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio. Levantamento das principais necessidades aponta para geladeiras, máquinas de lavar, roupeiros, mesas com cadeiras, sofás, fogões, toalhas e roupas de cama, cobertores e utensílios de cozinha (panelas, talheres, pratos, copos, xícaras, potes e panos de prato). Mais informações podem ser obtidas na página do Sincovat no Instagram (@sincovat_vt).
Fonte: Sicoob