Sicoob Central promove palestra sobre cooperação e propósito de vida

O Sicoob Central SC/RS promoveu para quatro turmas a palestra “Cooperar: viver com propósito”, com o objetivo de resgatar a cultura e fortalecer a história do cooperativismo. A palestra foi precedida de um depoimento do diretor Administrativo Norberto Lengert, do Sicoob Creditapiranga, do município de Itapiranga, a 697 quilômetros de Florianópolis.

Filho de agricultores, Norberto contou a sua trajetória na cooperativa, onde começou como estagiário, em novembro de 1993. O pai, Miguel, sempre defendeu as ideias do cooperativismo e foi co-fundador de uma cooperativa agropecuária e também participou dos Conselhos de Administração e Fiscal da Creditapiranga.

Norberto abandonou a lavoura, cursou o segundo grau, formou-se técnico em Contabilidade e depois em Ciências Contábeis, deslocando-se diariamente por 150 quilômetros até a faculdade em São Miguel do Oeste (ida e volta). Tudo complementado com cursos de informática que ajudaram a mudar a estrutura da mais antiga cooperativa de crédito de Santa Catarina, fundada em 1932 e que abriga um museu com vários documentos e máquinas utilizadas ao longo de oito décadas.

Para o hoje diretor do Sicoob Creditapiranga, o maior desafio hoje em dia são as fintechs (empresas de tecnologia que oferecem produtos financeiros). A solução – apontou – é continuar apostando nos princípios do cooperativismo, mostrando à população a importância de uma instituição financeira que não se limita a ter produtos e serviços de qualidade com menores custos, mas também uma relação diferente, mais humana e com propósitos sociais, contribuindo para o desenvolvimento local, gerando empregos, renda e qualidade de vida nas comunidades onde atua.

E para que essa ideia tenha perenidade, é preciso começar com a educação das crianças e jovens. Por isso, a cooperativa participa ativamente do Cooperjovem, levando a mensagem da educação financeira e do cooperativismo para estudantes de 11 escolas dos municípios onde atua.

O supervisor de Desenvolvimento de Produtos e Serviços do Sicoob Central SC/RS, Juliano Fernandes, estimulou os participantes da palestra a descobrirem, afinal, o que os motiva a fazer o que fazem.

Para concluir, o palestrante perguntou aos participantes “qual a sua missão e o seu propósito de vida” e se ele é coerente com a missão e a visão da instituição financeira cooperativa onde trabalha.

Propôs que cada participante construísse essa resposta com quatro passos. Passo 1: identificar cinco principais características ou talentos pessoais; Passo 2: descrever os comportamentos que caracterizam os talentos ou características; Passo 3: identificar os cinco principais objetivos pessoais/profissionais a serem realizados no período de um ano; Passo 4: elaborar a sua missão.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa

Leave a Comment

Pular para o conteúdo