Neste mês de maio aconteceu em todo o Brasil a 5ª Semana ENEF – Estratégia Nacional da Educação Financeira. Uma iniciativa do CONEF – Comitê Nacional de Educação Financeira, que tem como membro o Banco Central do Brasil pelo programa Cidadania Financeira. O projeto acontece desde 2014, então está em sua quinta edição.
A Sicoob Creditaipu de Pinhalzinho faz parte deste Programa e realizou palestras com o tema Gestão de Finanças Pessoais que aconteceram nos municípios de Pinhalzinho, Saudades e Serra Alta para as turmas do 2º e 3º ano do Ensino Médio dos colégios estaduais. Através da Sicoob Creditaipu os facilitadores dos encontros foram Cristian Albani; Evandro Sadi Vargas; Lucas Felipe Niederle e Eduarda De Carli.
O objetivo das palestras foi abordar a Gestão De Finanças Pessoais para o público em geral da comunidade. Durante a campanha em SC foram realizadas 91 ações de divulgação, como palestras, seminários, cursos, programas de rádio, vídeos e outras atividades. Cada entidade adota um sistema de divulgação da Educação Financeira.
Na palestra realizada pela Sicoob Creditaipu foi abordada a gestão de finanças pessoais envolvendo os temas como a nossa relação com dinheiro, crédito de endividamento, orçamento pessoal e familiar, investimentos, poupanças e o consumo. “Todos esses temas foram explanados de uma forma simples e de fácil compreensão”, comentou Cristian.
O propósito maior da palestra foi mudar o comportamento das pessoas em relação as suas finanças. O Banco Central do Brasil tem esta preocupação e estão envolvendo as instituições financeiras para justamente melhorar esta questão. Para que o cidadão brasileiro tenha uma condição mais favorável no que diz respeito a finanças.
A Semana ENEF acontece anualmente, onde todo o Brasil se une para trabalhar esta conscientização – no ano passado houve mais 3.600 ações em todo o País. Além desta Semana intensa de trabalhos focados na Gestão Financeira, o Sicoob Creditaipu ainda realiza ao longo do ano ações neste mesmo sentido através de palestras e cursos para a sociedade.
Fonte: Sicoob Creditaipu