Professores de 84 escolas e coordenadores de 24 cooperativas, que fazem parte do Programa Cooperjovem 2018, acompanharam a programação do sexta edição do Encontro Estadual do Programa Cooperjovem, realizado pelo SESCOOP/SC (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina), em Florianópolis. Com o tema “Educando para a Cooperação”. O Cooperjovem é adotado em 53 municípios catarinenses, em escolas municipais e estaduais, realizado com o apoio de mais de 500 professores, e atinge mais de 28 mil alunos da educação fundamental e infantil.
Pelo Sicoob MaxiCrédito participaram a coordenadora do programa na cooperativa, Taiana Haelsner e as professoras da Escola Básica Municipal Prof. Rafael Rech, Josiane Borderes, Lysiane Müller e Joice Wilbert Hess. A escola, localizada na área rural do município de Luiz Alves, entrou no programa Cooperjovem em 2016 a convite da MaxiCrédito, e já naquele ano realizou uma prática com seus alunos. Essa atividade promovida pela escola foi um dos destaques do livro “Boas Práticas de Educação Cooperativa”, organizado e editado pelo Sescoop de SC e lançado durante o Encontro Estadual.
A prática educacional cooperativa realizada na Escola Rafael Rech, intitulada Abrace sua Escola, foi pensada no contexto de adesão ao programa e representou a inclusão dos estudantes no processo de reconhecimento de problemas encontrados nos espaços de uso coletivo da escola. As ações contaram com a participação dos alunos para identificar as estratégias que pudessem aumentar a qualidade de ensino, melhorar o ambiente de convivência e preservar o patrimônio público. Ao final, os alunos deram um grande abraço na escola, como forma de simbolizar todo o trabalho desenvolvido.
Na opinião da professora Josiane Borderes, esse reconhecimento faz com que toda a escola esteja ainda mais envolvida com práticas educacionais e cooperativistas, com o objetivo maior de manter a qualidade do ensino. “Para nós é gratificante e motivador ter um trabalho publicado. Além dessa valorização, que aumenta a autoestima de todos, tivemos a socialização com outros profissionais da educação, que podem também adaptar essa prática para a realidade de sua escola”, afirma Josiane.
Enquanto cooperativa, o Sicoob MaxiCrédito está contribuindo para a formação seja de professores ou estudantes, para que sejam críticos, participativos e aprendam trabalhar coletivamente. “A sociedade precisa de pessoas que despertem para o altruísmo, vendo oportunidades de expor suas ideias, discutir e idealizar seja numa atividade escolar ou na aprendizagem para a vida”, finaliza a coordenadora do Cooperjovem pela MaxiCrédito, Taiana Haelsner.
Fonte: Sicoob MaxiCrédito – Assessoria de Comunicação