
Uma estrutura com 2,1 mil placas solares construída em uma área de 32 mil metros quadrados. É a partir da Usina Fotovoltaica do Sicoob MaxiCrédito, instalada no interior do município de Nova Itaberaba/SC, que parte a energia que abastece as 74 agências e Unidade Administrativa da Cooperativa em Santa Catarina, ligadas à rede de distribuição da Celesc.
A estrutura está em funcionamento desde agosto de 2024 em mais uma demonstração do compromisso socioambiental do Sicoob MaxiCrédito, e com o futuro desta e das próximas gerações. “Com a geração de energia limpa, renovável, damos importante contribuição na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Este investimento se soma a outras ações voltadas aos princípios de Sustentabilidade e ESG que o Sicoob MaxiCrédito já está engajada”, comenta o presidente do Conselho de Administração do Sicoob MaxiCrédito, Ivair Chiella.
Para a implantação da Usina, a cooperativa adquiriu mais de 2,1 mil placas fotovoltaicas no modelo Tracker. “Essa tecnologia permite que as placas acompanhem o movimento do sol, maximizando em até 40% a captação dos raios solares e, consequentemente, a geração de energia”, detalha o Diretor Financeiro e Administrativo, Gilberto Belatto. Com a energia gerada por ano, estima-se que deixarão de ser emitidas até 1,2 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera, equivalente ao plantio de 1,6 mil mudas de árvores.
Além de contribuir com a preservação dos recursos naturais, a economia promovida pelo funcionamento da usina representa mais recurso disponível na Cooperativa para incentivo à economia local, em oportunidade de negócios e também no resultado que volta aos associados.
Para os cooperados que tiverem interesse em aproveitar os benefícios da energia fotovoltaica, o Sicoob MaxiCrédito conta com opções de linha de crédito para implantação de estruturas para pessoas físicas e jurídicas. Procure sua agência e converse com nossas equipes. “Cada um fazendo um pouco, contribuímos para um mundo melhor. Esse é o nosso compromisso com as gerações futuras”, finaliza Chiella.
Fonte: Sicoob MaxiCrédito