A Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro/SC) e o Sicredi assinaram o protocolo que criou o programa especial de financiamento para venda de fertilizantes da Federação.
De acordo com o presidente da Fecoagro, Claudio Post, nesta safra, com o protocolo, estão previstos a comercialização de aproximadamente 40 mil toneladas de fertilizantes, que correspondem a uma demanda de R$ 50 milhões. “O objetivo da Fecoagro sempre foi dar acesso para o pequeno produtor rural catarinense a insumos modernos e a participação de forma direta. Hoje nós estamos ampliando uma parceria com a Sicredi para que consigamos alavancar um maior número de produtores e cooperativas que possam ser clientes da Fecoagro”, complementa Post.
O gerente de Agronegócio do Bansicredi, que assinou o protocolo pelo banco, Elenito Silva e Souza, explicou como a parceria irá acontecer: que o importante é começar agora montar as operações. “Eu acredito que o ideal para esse tipo de operação, devido ao ciclo do custeio e na parte de fertilizantes, seria começar dois três meses antes. Quem sabe o ano que vem vai ter esse tempo ideal porque previamente receberíamos da Fecoagro as indicações de quem são os potenciais compradores, com um bom estoque de compras, histórico de compras e também potencial de compras para esse ano. Previamente o Sicredi pode pré aprovar esses créditos e aí na hora que for efetivamente acontecer os negócios que a partir de agora, alguns até um pouco antes, já aconteceram os negócios desse ano, a cooperativa de produção já vai ter o crédito pronto e vai ficar mais a vontade para entender se o melhor momento para ela é comprar à vista, se é comprar via um financiamento do Sicredi ou até mesmo outra forma de financiamento que ele possa ter. Acredito que possamos ainda fazer alguns negócios esse ano, alguns mais retardatários que ainda estão esperando o crédito. Mas vejo grande potencial para as próximas safras, devido ao ciclo para fertilizantes em grande quantidade, ele começa mais a partir de abril/maio já se começa pensar numa safra de verão”, concluiu.
O secretário da Agricultura e da Pesca de SC Airton Spies, ressaltou a capacidade de produção de fertilizantes da Fecoagro maior do que a quantidade de adubos absorvida por suas 11 cooperativas afiliadas. “A Fecoagro hoje representa 25% do volume de fertilizantes vendidos no estado, e tem capacidade para dobrar essa participação. É um passo importante que gradativamente gerará mais riquezas e mais benefícios. O produtor terá uma maior produtividade, com maior qualidade e com menores custos”, afirma o secretário.
Atualmente o sistema cooperativo representa 13% do PIB de Santa Catarina, Spies acredita que com a iniciativa a tendência é a ampliar ainda mais a participação do cooperativismo na economia do estado. “É uma parceria vencedora no qual as duas partes alcançarão excelentes resultados”, finaliza.
Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de SC, com acréscimos da Fecoagro