Além de estar entre os apoiadores do 10º Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, o Sistema Faesc/Senar destacou a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com foco na Pecuária Leiteira durante os quatro dias de atividades. A iniciativa, realizada de 24 a 27 de setembro, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, foi uma promoção do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite (CBQL), Epagri e Udesc.
A Assistência Técnica e Gerencial é um serviço gratuito oferecido ao produtor rural com o objetivo de promover a geração de renda, melhoria da produção e a gestão rural de forma educativa. Os produtores são acompanhados por um técnico de campo durante 24 meses – tempo mínimo necessário para avaliar os resultados da aplicação da metodologia.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi, avaliou positivamente a oportunidade de apresentar as ações da ATeG ao público do CBQL. Também realçou que participação no evento foi fundamental para a atualização de conhecimentos das equipes técnicas, lideradas pela coordenadora estadual da ATeG Paula Coimbra Nunes, sobre os mais recentes avanços em práticas sustentáveis, inovações tecnológicas e demais aspectos voltados à qualidade do leite. “A excelência em todo o processo produtivo é imprescindível para garantir um produto de qualidade, gerar renda e promover o desenvolvimento sustentável do setor”, comentou ao se referir à relevância de contar com equipes preparadas para atender os produtores.
Em recente reunião com a organização do evento na sede do Sistema Faesc/Senar, o presidente José Zeferino Pedrozo valorizou o CBQL e destacou que estar entre os parceiros do evento representou uma oportunidade para potencializar ainda mais as ações já desenvolvidas pela entidade e Sindicatos Rurais em prol da cadeia produtiva do leite. “Sempre seremos parceiros de iniciativas que impactem na qualidade do leite e seus derivados”.
De acordo com o presidente do congresso, Vagner Miranda Portes, que é pesquisador da Epagri e gerente do Centro de Pesquisa para a Agricultura Familiar em Chapecó (Epagri/Cepaf), esse é o evento cientifico da área mais relevante no Brasil. “Exploramos os mais recentes avanços científicos, inovações tecnológicas, práticas sustentáveis e estratégias que irão moldar o futuro da produção de leite no país. Além disso, servimos como um fórum permanente de discussões para impulsionar a qualidade do leite no Brasil, sempre pautado pelo rigor científico e pela responsabilidade social”.
Fonte: MB Comunicação