O Sistema Faesc/Senar terá um espaço para apresentar o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), com foco para a Pecuária Leiteira, na 10ª edição do Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite. O evento, programado para o período de 24 a 27 de setembro, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, é uma promoção do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite (CBQL), Epagri e Udesc. A programação reunirá especialistas, pesquisadores, profissionais do setor e representantes de empresas ligadas à produção de lácteos. Será uma oportunidade para explorar os mais recentes avanços científicos, inovações tecnológicas, práticas sustentáveis e estratégias que irão moldar o futuro da produção de leite no país. O tema central do evento será “Qualidade do Leite: Um Olhar para o Futuro, Inovação e Sustentabilidade”, que será discutido em diferentes painéis com a participação de renomados palestrantes e representantes de empresas reconhecidas como cases de sucesso.
Entre os assuntos em destaque estarão os desafios da elevada Contagem de Células Somáticas (CCS), as alterações físico-químicas do leite, o baixo carbono na produção de leite, a inovação e a gestão aplicada à qualidade do leite, as certificações em lácteos e a biosseguridade. O presidente do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite, Vagner Miranda Portes, ressalta que o tema é de extrema relevância para a saúde pública, a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia produtiva. “Liderado pelos maiores especialistas da área e membros do CBQL, o Congresso se consolidou como um evento de referência no cenário agropecuário nacional. Desde a sua criação, o CBQL tem se dedicado a discutir todos os aspectos relacionados à qualidade do leite, promovendo debates essenciais para o avanço do setor”, afirma.
O CBQL tem por objetivo promover um espaço de troca de conhecimentos e experiências, visando fortalecer ainda mais a qualidade do leite e seus derivados produzidos em nosso país. “Temos ainda o compromisso de servir como um fórum permanente de discussões para impulsionar a qualidade do leite no Brasil, sempre pautado pelo rigor científico e pela responsabilidade social”, ressalta Portes.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realça que a presença da entidade no evento será fundamental para que as equipes da ATeG Pecuária de Leite de todo o estado aperfeiçoem conhecimentos, conheçam novas tecnologias e troquem experiências com especialistas e profissionais do setor. “Além disso, será um momento para apresentar os importantes resultados do trabalho desenvolvido pela Assistência Técnica e Gerencial na Pecuária de Leite em Santa Catarina. Junto com os Sindicatos Rurais esse trabalho tem contribuído significativamente para aumentar a produtividade, a qualidade do leite e a rentabilidade das propriedades”, completa Pedrozo.
Fonte: MB Comunicação