Sistema OCB busca impulsionar negócios no exterior

Representantes do Sistema OCB e do Centro de Comércio Internacional (ITC) reuniram-se para explorar potenciais projetos de cooperação e fortalecer laços institucionais. O ITC é um órgão multilateral que integra a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento e promove o comércio global e o desenvolvimento econômico em países em desenvolvimento. Como parte do Comitê de Promoção e Desenvolvimento de Cooperativas (Copac), a instituição contribui para a promoção do cooperativismo globalmente, identificando pontos de convergência entre as atividades de representação e fomento entre as entidades durante o encontro. A reunião alinhou a imagem internacional e a inserção de mercado das cooperativas brasileiras com as iniciativas do ITC, permitindo a troca de ideias e a identificação de oportunidades. 

João Marcos Silva Martins, coordenador de Relações Internacionais do Sistema OCB, enfatiza que a cooperação com organizações internacionais é parte essencial da missão da entidade. “Manter contato com outras instituições de promoção do modelo cooperativista é fundamental para gerar ideias inovadoras e projetos impactantes para as cooperativas. Por isso, esse encontro foi muito importante e proveitoso”, comentou. Anne Chappaz, chefe de Instituições e Ecossistemas do ITC, destaca a convergência entre o trabalho de representação e promoção das duas entidades. “O Sistema OCB é uma organização robusta e de grande popularidade. A partir deste encontro, poderá surgir uma parceria valiosa na implementação de projetos, especialmente na preparação das cooperativas para o comércio internacional. Há muito valor em conectar cooperativas de produção com cooperativas de consumo”, enfatizou. 

O Sistema OCB, por meio de suas coordenações internacional e de negócios, mantém-se comprometido com o fortalecimento de parcerias estratégicas que impulsionem o cooperativismo, tanto nacional quanto internacionalmente. É essencial alinhar-se aos objetivos do ITC de promover o comércio e o desenvolvimento sustentável. Pamella Lima, coordenadora de Negócios da Casa do Cooperativismo, vê metas comuns entre as duas entidades. “Ao percebermos a convergência em nossos trabalhos e discutirmos possíveis projetos conjuntos, podemos criar mais oportunidades de desenvolvimento de negócios e mercado para as cooperativas”, declarou. 

Fonte: Sistema OCB 

 

Leave a Comment