Sistema operacional Fecoagro é mostrado em Seminário Internacional no Pará

Um grupo de 80 líderes cooperativistas do Estado do Pará conheceu o sistema de integração praticado pela Fecoagro, no Seminário Internacional Sobre o Cooperativismo Agropecuário Paraense, realizado nesta segunda e terça-feira que passou na cidade de Castanhal (PA).

O sistema operacional, a participação das cooperativas filiadas, os setores em que atua e os números da Fecoagro e das filiadas do ano de 2018, foram mostrados pelo diretor executivo Ivan Ramos, em painel no seminário e despertou  atenção e interesse de todos os presentes.

O Setor de Comunicação mantido pela Fecoagro, com seus programas de rádio, TV, Internet e a TV COOP, chamaram especial atenção dos congressistas.    Inúmeras perguntas foram formuladas pelo plenário, tendo a coordenação ter que interromper as indagações devido ao avanço do tempo utilizado no seminário.

O evento promovido pela OCB e SESCOOP do Pará, abrangeu diversos temas e palestrantes na área organizacional, comercial e de integração tecnológica.  A forma prática e acessível apresentada pela Fecoagro despertou especial interesse dos congressistas.

O cooperativismo agropecuário do Pará é bastante heterogêneo. São poucas as cooperativas expressivas em volumes, valores e número de associados. São carentes de organização e praticamente não existem agroindústrias ou sistema de integração em segundo grau.

A OCB/PA e o SESCOOP, em parceria com a Universidade Rural do Pará, estão iniciando programas de treinamento e profissionalização de dirigentes, líderes e funcionários, para aperfeiçoar as gestões e promover o desenvolvimento das cooperativas agropecuárias do Estado.

Além da Fecoagro que mostrou seu “case operacional”, a ANECOOP da Espanha apresentou seus sistemas, assim como a COOPECO, também da Espanha, abordou o tema: Diversificação integração como estratégia empresarial.

Na abertura do seminário estavam presentes, além do presidente da OCB – PA, Ernandes Raiol; o assessor técnico da OCB nacional, João Prieto; o reitor da UFRA, Marcel Botelho; a diretora de Agricultura Familiar do Governo do Estado, Antônia Aleixo e o diretor do Instituto Técnico Federal do Pará, Adebaro Reis.

Fonte: Fecoagro

Leave a Comment

Pular para o conteúdo