Sopelsa: uma homenagem justa e merecida

Por Ivan Ramos, diretor-executivo da Fecoagro/SC 

A gratidão deveria ser um sentimento que todo o ser humano deveria expressar, em qualquer época ou circunstância. Por motivos significativos ou singelos, ela deve ser manifestada por todos, pois faz bem a que manifesta, e a quem recebe o gesto de gratidão. É comum as pessoas esquecerem desse comportamento, especialmente quando se trata de motivos de ordem profissional, empresarial e até político.  

Existe um ditado dito por alguém de que o líder ou dirigente quando perde a caneta, perde o Poder, a importância até os “amigos”. Exemplos como esses têm acontecido com frequência e em vários setores. O cooperativismo e o agronegócio, com raríssimas exceções, têm procurado evitar esse comportamento de se esquecer de quem sai do Poder. Vale para as pessoas que dirigiram entidades, ou para autoridades que tenham contribuído quando no exercício da função, e também para os políticos. A classe política, infelizmente e a mais esquecida quando deixa o Poder. Os projetos, os favores, as ajudas, a ações e trabalhos realizados ou apoiados em nome do sistema cooperativo tem sido registrada a gratidão.  

A Fecoagro, por exemplo tem prestado homenagens a todos aqueles que de uma forma ou de outra têm contribuído às suas atividades nesses 48 anos de existência; e isso está registrado nos seus anais de eventos. Recentemente foi a Ocesc que também marcou em seus anais um gesto de gratidão a um político de reconhecida capacidade de aglutinação, empenho e dedicação para com o cooperativismo catarinense.  

Moacir Sopesa deixou de ser deputado nesse ano, por sua própria decisão de não concorrer. Ex-vereador, ex-prefeito ex-secretário de Estado e ex-deputado, que chegou à presidência do Poder Legislativo de SC, com certeza deixou sua marca, especialmente para o setor agropecuário e cooperativista. A iniciativa da Ocesc, foi registrada em solenidade restrita. Os agradecimentos a Moacir Sopelsa, foram pelos seus seis mandatos de deputado estadual; três vezes presidente da Frencoop-Frente Parlamentar do Cooperativismo, e muitas e muitas vezes interlocutor dos pleitos do setor às autoridades constituídas. A sua simplicidade, singeleza ao se referir às pessoas de todas as classes sociais, e seu espírito conciliador, podem ser considerados os principais méritos de Sopelsa. A homenagem feita pela Ocesc, contou com a presença de apenas dois deputados, embora o convite tenha sido estendido aos 16 parlamentares que integram Frencoop nesta legislatura. Mas foi prestigiada pelas lideranças cooperativistas e até pelos mais importantes colunistas da mídia estadual.  

Obrigado a Ocesc pela iniciativa em que a Fecoagro assina em baixo. Obrigado aos parlamentares, Jose Milton Scheffer e Altair Silva, que retornaram do recesso parlamentar e souberam valorizar o trabalho de quem dignificou o nosso cooperativismo. A nossa torcida é de que outras pessoas, políticas ou não, mas que contribuíram para desenvolvimento do agronegócio, também sejam lembradas e homenageadas em vida, para que possam se sentir valorizadas pelo trabalho realizado para o bem comum. Pense nisso. 

Fonte: Fecoagro 

Leave a Comment