Todo apoio à agricultura

 

JOSÉ ZEFERINO PEDROZO – Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) 

Complexidade parece ser o termo que melhor define os novos tempos. Avanços da ciência e da tecnologia provocam mudanças e transformações em todas as áreas da atividade humana e em todos os setores da economia. No plano interno, algumas mudanças são revolucionárias, distópicas e disruptivas. No plano externo, intermináveis conflitos bélicos rompem importantes cadeias de suprimento, tumultuam o comércio internacional e colocam o planeta em alerta, ao mesmo tempo em que uma crise climática e ambiental assola todos os continentes.    

A agricultura catarinense – expressão do setor primário da economia – sofre essas influências em toda a sua plenitude, pois é área sensível e de intensa aplicação da tecnologia. Aqui, o conhecimento científico e sua racional utilização pelos empresários rurais, produtores e empreendedores do campo resultam em elevação da produção, da produtividade e da proteção dos recursos naturais. 

Nesse contexto, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) atuam de modo contínuo, intenso e articulado para a permanente qualificação técnica e profissional do imenso capital humano formado pelos produtores rurais e suas famílias, trabalhadores e empresários para o enfrentamento dos novos desafios.  

Ao mesmo tempo, promove a defesa técnica, política e institucional para que receba as melhores políticas públicas e a melhor atenção de todas as esferas da Administração Pública, visto que o sucesso do setor está diretamente ligado à paz social proporcionada pela oferta de alimentos fartos e acessíveis e ao crescimento econômico, pois a regularidade do abastecimento mantém a inflação sob controle e afasta o espectro da fome. 

Produzir de modo eficiente e sustentável para a perenização das cadeias produtivas de grãos, lácteos, carnes, pescados, frutas etc. constitui-se em passaporte para que as futuras gerações tenham tranquilidade para evoluir. 

Todo o apoio à agricultura e ao agronegócio é necessário porque, ao mesmo tempo em que é essencial, é vulnerável a múltiplos fatores incontroláveis e imprevisíveis como clima, mercado, pragas, epizootias e zoonoses, crises políticas e conflitos internacionais.  

Enfim, o sucesso da agricultura é o sucesso do País. 

Fonte: MB Comunicação  

Leave a Comment

Pular para o conteúdo