Um colono no governo!

Por Ivan Ramos diretor executivo da Fecoagro/SC.

Esse agro faz coisa, diria aquele comentarista esportivo ao se surpreender com o resultado de um time de futebol. O agro está presente em todos momentos importantes da nossa comunidade. Embora muitas pessoas não valorizem, ou não se deem conta disso; outras não reconheçam que muitas atividades econômicas partem do agro e se utilizam direta ou indiretamente do setor para seus negócios, e outras façam ainda pior: criticam o agro em campanhas eleitorais, a realidade é que estamos presentes na vida da população. Em SC a expressividade é ainda maior. Somos mais de 30 por cento do PIB, abocanhamos 70 por cento das exportações, temos um sistema cooperativo mais atuante do país, sediamos as principais agroindústrias do Brasil, e temos uma diversificação de atividades invejável da área agropecuária. Só não reconhece, quem não quer.

E agora o agro tem um colono que é governador do Estado. A posse do deputado Moacir Sopelsa ao governo do Estado, mesmo que interinamente, representa uma conquista do setor agropecuário. O deputado Sopelsa, assumiu o posto na condição de presidente da Assembleia Legislativa, com a licença do titular Moisés da Silva, e com anuência da vice-governadora Daniela Reinehr, que está concorrendo a uma vaga a Câmara Federal. Pessoalmente Sopelsa tem seus méritos reconhecidos, prova disso é que foi eleito deputado por seis vezes, duas vezes secretário da Agricultura do Estado, e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo na Assembleia Legislativa. Homem de fino trato, conciliador, prestativo e detentor de humildade, comportamento típico de um agricultor bem-sucedido, profissional e politicamente.

Em suas atividades no campo, sempre foi exemplo em qualidade e produtividade; disseminador de novas tecnologias, e nunca deixou o meio rural, mesmo tendo galgado postos importantes na vida pública. Na sua caminhada política teve adversários, mas não inimigos, e ainda hoje convive harmoniosamente com seus contrários partidários. O agro está de parabéns por ter conseguido colocar um colono no cargo máximo do Estado. É mais uma prova que precisamos estar atentos nas eleições, para elegermos nossos representantes autênticos; que falam a mesma língua; que conhecem nosso setor e que de uma forma ou de outra, se atingirem os postos pretendidos, poderão contribuir com o setor que é o responsável não apenas pela nossa segurança alimentar, mas de grande parte das atividades econômicas e a sobrevivência humana no campo e nas cidades. Esse agro faz coisa! Pense nisso.

Fonte: Fecoagro/SC.

 

Leave a Comment

Pular para o conteúdo