Workshop sobre saúde emocional marcou celebração pelo Dia Mundial da Saúde

Com o propósito de entender as questões de saúde mental como ansiedade, depressão, estresse, burnout, e reconhecer seus gatilhos e limites, como forma de prevenção e gerenciamento do estresse; o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC) promoveu workshop on-line sobre saúde emocional. O evento contou com a presença das psicólogas, Mayara Floriani e Luise Lüdke Dolny, do Movimento Unimed, uma iniciativa da Unimed Grande Florianópolis, que conduziram o evento.

Mayara e Luise falaram da importância de as pessoas reconhecerem e perceberem suas emoções ao longo dia. “Se a gente não se percebe, não temos oportunidade de reagir ao que estamos sentindo”, afirmou Mayara. “Saúde mental é estarmos envolvidos em fazer práticas daquilo que gostamos”, frisou Luise.

As psicólogas alertaram que os transtornos mentais têm várias facetas e necessitam de vários fatores como, cultura, família e aspectos socioeconômicos para se estabelecerem. Segundo elas, “mente e corpo não estão separados e se conectam com a parte mental e emocional. Para prevenir a saúde mental é necessário observar os aspectos emocionais”.

O autoconhecimento também foi apontado como fundamental pelas profissionais como forma de saber reconhecer os comportamentos pessoais diante das emoções. “Não existem emoções boas ou ruins, todas são importantes, mesmo quando geram desconforto, pois trazem alguma mensagem”. Para elas, as pessoas devem descansar e reenergizar, não somente com sono, mas também com outras atividades que nutrem a alma e a mente através da gestão do tempo, lazer, higiene do sono e conexão com outras pessoas. “As mudanças são graduais. Devemos dar um passo de cada vez e nunca desistir”, concluíram.

Fonte: Assessoria de Comunicação Interna do Sistema OCESC

 

Leave a Comment

Pular para o conteúdo