Volume de produção de ração peletizada cresce mês a mês na Copérdia
Publicado em: 20/07/2023
A produção de ração peletizada é um dos destaques da Copérdia. Produzida há quase dois anos na indústria do distrito de Santo Antônio, em Concórdia, a ração traz pontos positivos aos produtores rurais e agrega pela alta qualidade e fatores benéficos aos bovinos.
Conforme o gerente de Indústria e Logística da cooperativa, Ricardo Mores, o êxito na produção da ração peletizada chama a atenção. “Temos batido recorde na produção, crescendo o volume mês a mês. O mês de maio foi recorde total, e isso demonstra que o produtor vem percebendo os benefícios que ela tem, tanto técnico quanto econômico”, ressalta, mencionando que a compra do produto tem sido frequente.
Ainda conforme Mores, as características específicas do produto merecem ser ressaltadas. “É uma ração que sofre tratamento térmico, então melhora a digestibilidade e elimina vários patógenos”, pontua. A indústria de Concórdia, além da ração, produz e embala ração de suínos, aves e outros importantes insumos. Ao todo, são 29 colaboradores que contribuem para a concretização dos resultados da Copérdia nesse âmbito.
A peletização pode ser definida como a transformação da ração farelada em granulada por um processo físico-químico. Isso ocorre através da adição de vapor à ração farelada e sua submissão a faixas específicas de temperatura, umidade e pressão durante um tempo determinado.
Fonte: Copérdia